Nós, Guias Intérpretes Certificados, apelamos normalmente para que se saia de casa, mas agora continuemos a apelar para que se fique em casa, pois só assim poderemos todos sair novamente o mais breve possível.
São dias difíceis, diferentes, que nos fazem sentir o maior medo, mas também a maior gratidão pelo que temos e ao qual não davamos valor.
Vivo de mostrar Portugal e os portugueses aos estrangeiros, mas cada vez mais tenho vontade de vos mostrar a vocês, portugueses.
Quando foi a última vez que leste um autor português? Vais ao cinema português? Ouves música portuguesa? Sabes a tua história? E conheces as tradições da terra dos teus antecedentes? O que está por detrás de certas expressões ideológicas? Quando viajaste lá fora cá dentro?
Durante os próximos tempos e porque tenho reparado que muitas pessoas acham que não vale mais a pena falar de viajar, pergunto, será que esquecemos mesmo que a literatura de viagem começou quando só uns poucos o podiam fazer?
Que eram essas descrições que nos faziam querer ir até tal destino?E que por ser mais difícil ir até eles, quando era possível viajar escolhia-se tão bem o destino?
Vejam o vídeo que fiz com @vidamacrotv onde falo um pouco sobre o ponto em que chegamos na nossa relação com a viagem.
Durante as próximas semanas criarei roteiros para viajarem em casa.
Acedam ao Facebook ou à página de Instagram para verem os Roteiros de uma viajem em casa, diariamente.
Deixo-vos o exemplo de dois deles:
Comecemos a viagem de hoje:
Bom pequeno almoço e praticar com @derose.method.cascais
Visitar o @fcgulbenkian - tem visita virtual no site
Almoço com a @veganportuguesa
Ler com @joseluispeixoto
Assistir a um episódio da @visitaguiadartp no site da @rtp_2 (aconselho sobre o Santo Isidro de Pegões, vai ficar pasmos)
Dançar com o festival que começa agora @cifrao4real
Jantar do @carnesoviva
Teatro com @maique58
Ouvir um disco @louielouielx
Espreitem o insta do @chtcheglov e vão descobrindo fotógrafos por esse mundo fora. .
OU
Roteiro de uma viagem em casa 6:
Quando pudermos sair de casa novamente espero que muitos portugueses passeiem mais pelo seu país, adquiram os seus produtos, valorizem o nacional. Será que conseguiremos bastar-nos?
Portugal tem museus incríveis, que se estivessem lá fora, certamente seriam a razão de viajar para muita gente.
Quem conhece o Museu dos Cordofones em Braga, onde podem ver entre outras coisas, as 13 fases de construção de um cavaquinho?
Ou o Museu do Sabão: existem quatro museus dedicados ao sabão no mundo inteiro, e um deles encontra-se junto às margens do Tejo, na bela vila de Belver. A primeira vez que se criou uma substância rudimentar para a lavagem de tecidos foi na Mesopotâmia, mas foram os romanos os primeiros a pensar na utilidade do sabão para a remoção da sujidade corporal. O processo químico de saponização foi descoberto pelos árabes no século XII e não tardou até que se popularizasse. Viaja por Portugal, há tanto, tão especial para descobrir.
Ou o Museu da Tapeçaria de Portalegre?
Ou o Museu aberto Dark Sky Alqueva?
Ou o Museu de Angra nos Açores?
Hoje espreitem os sites desses locais, no futuro vão até lá e contratem um Guia Certificado, pois ele tornará a vossa experiência ainda mais enriquecedora.
la.petite.sardine.tour.guide instagram